Certificado
Digital
Adquira ou renove seu
Certificado Digital com a FÊNIX
Sistemas, é Rápido, Fácil e Seguro.
O QUE É CERTIFICADO DIGITAL
O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico, tem a mesma autenticidade e validade jurídica da assinatura em papel e ele permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos. Saiba o passo a passo de como instalar o certificado digital no vídeo ao lado. Com o Bling você pode ter um gerenciador financeiro, emissor de notas fiscais, boletos registrados e DANF-e em um só lugar. Conheça as funcionalidades que o programa pode te oferecer e escolha o plano ideal para o seu negócio!
Esse mecanismo serve para garantir segurança e a legalidade nas interações do mundo virtual, contribuindo para a construção de um ambiente digital confiável e protegido. Além disso, existem exemplos práticos da serventia desse mecanismo, que vão exemplificar melhor a serventia do certificado digital:
Acessar sites e sistemas governamentais específicos, entregar declarações fiscais, assinar documentos e contratos digitais, emitir notas fiscais eletrônica.

TIPOS DE CERTIFICADO DIGITAL

Pessoa Física: e-CPF – O Responsável pelo certificado é a própria pessoa. Dessa forma, ela consegue obter cópias de declarações do imposto de renda, simplificar o recolhimento do FGTS e utilizar o serviço cartorial via internet, entre outras ações.
Pessoa Jurídica: e-CNPJ – O titular dessa forma de certificado é a empresa. Ou seja, ela tem uma pessoa física responsável pelo uso do certificado. Desde já, após a finalização do processo, ela pode assinar documentos digitais com legitimidade jurídica, emitir notas fiscais eletrônicas e até mesmo realizar transações bancárias em meios digitais. Atualmente, entre a pessoa física e jurídica, as formatações mais comuns são o A1 e o A3. Contudo, suas principais diferenças estão no armazenamento da chave criptográfica, na necessidade do usuário, complexidade de segurança, praticidade, funcionalidade e economia. Na tabela abaixo separamos com maiores detalhes as diferenças.